Doação de Plaquetas

Durante o tempo que fizeram tratamento, meus dois Anjos receberam plaquetas.

Muitos outros pacientes contam com sua solidariedade, necessitam de sangue, plaquetas e alguns casos (como o Lucianinho precisou), precisando de medula óssea.

DOE SANGUE, PLAQUETAS E MEDULA ÓSSEA !



Saiba abaixo sobre a Doação de Plaquetas:

 Doação de plaquetas 
 
Através de um processo especial denominado aférese, pode-se doar somente uma parte do sangue. Nos Hemocentros de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora, a aférese é utilizada para a doação de plaquetas. O método é simples e seguro e permite coletar até oito (8) unidades de plaquetas de um único doador. Esse tipo de doação beneficia os pacientes que estão com algum problema no processo de coagulação sanguínea, especialmente aqueles com leucemia ou que estão sendo submetidos à quimioterapia.
 
Na Fundação Hemominas, a coleta de plaquetas por aférese é realizada apenas por doadores Rh positivos. Além das condições exigidas para a doação de sangue total, é necessário observar alguns outros critérios:
  •  o uso de medicamentos anti-inflamatórios impede a doação por cinco dias;
  •  o uso de medicamentos para controlar a pressão arterial da classe inibidores da ECA (enzima conversora da angiotencina) impede a doação enquanto em tratamento;
  •  portadores de traço falciforme não podem doar;
  •  mulheres que tenham tido três (3) ou mais gestações não podem doar;
  •  é necessário que o candidato tenha realizado uma doação (sangue ou plaqueta), em qualquer unidade da Hemominas, há menos de um ano.
A doação de plaquetas pode ser realizada até 12 vezes ao ano, tanto por homens como por mulheres. O intervalo mínimo entre uma e outra é de 30 dias. Após uma doação de sangue total, é necessário aguardar 60 dias para doar plaquetas; entretanto, 15 dias após doar plaquetas, o doador já pode candidatar-se a uma doação de sangue total.
 
 A plaquetaférese demora, em  média, 1 hora e 40 minutos. O tempo é maior que a doação normal de sangue porque o sangue é processado em um equipamento, retirando as plaquetas e retornando os demais componentes do sangue para o doador. O sangue circula em um circuito fechado e descartável, não havendo possibilidade de contaminação.
 
Este tipo de doação deverá ser agendado previamente. O agendamento é feito de acordo com a necessidade dos pacientes.
 
Informe-se em uma das unidades da Fundação Hemominas.
 
Fonte: Hemominas
 

2 comentários:

  1. tenho algumas dúvidas... se puder ajudar!
    Somente RH+ pode doar? Sou O-
    Você sabe onde encontro informações de doação de plaquetas em SP?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir